RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR DA DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA: VIVENCIANDO A MONITORIA COMO INTERNO

Autores

  • Fernando Furtado de Melo Neto
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

Introdução:A prática da monitoria acadêmica é entendida como exercício de apoio pedagógico, consistindo em atividades que proporcionam aos estudantes uma experiência docente, como o desenvolvimento de um modo próprio de lecionar, aquisição e consolidação de conhecimentos, além de despertar ou não o interesse pela docência. No curso de Medicina da UFC-Campus Sobral, com o internato, estágio obrigatório nos últimos 4 semestres de formação, oportuniza-se o desenvolvimento de maior vivência prática, o que contribui significativamente para o exercício da monitoria. Este relato tem como objetivo descrever a experiência da monitoria de Cardiologia concomitante ao internato, focando nos pontos positivos e negativos dessa vivência. Objetivo:Relatar a experiência da monitoria de Cardiologia/2020 do curso de medicina da UFC-Campus Sobral, focando na prática da função em conjunto com a vivência como interno. Metodologia:Trata-se de trabalho qualitativo, do tipo relato de experiência, com base na vivência do autor nas funções de monitor e interno em medicina no ano de 2020. Resultado:A experiência de monitoria junto a função de interno oportunizou enriquecimento de conhecimento, tanto na parte teórica quanto prática, além do desenvolvimento de um modelo didático próprio e ampliação das relações sociais. As dificuldades como a realização de aulas por videoconferência e a ausência de atividades práticas com os alunos junto aos pacientes em ambiente hospitalar devido a pandemia por Covid-19 representaram desafios que acabaram por contribuir para o amadurecimento e inovação da prática de monitoria. Conclusão:A monitoria alavancou e alicerçou os conhecimentos teórico-práticos na disciplina de Cardiologia , mostrando-se um diferencial na construção de novos saberes do discente de medicina. Assim como uma experiência diferenciada de uma possível profissão de docente no futuro.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência