RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE LINGUÍSTICA APLICADA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Devido à pandemia de Covid-19, no ano de 2020, fez-se necessário o desenvolvimento de estratégias diferentes e criativas que pudessem dar conta dos objetivos traçados no plano de atuação das monitorias. No presente trabalho, objetivamos relatar nossa experiência na monitoria de iniciação à docência (PID), na disciplina de Linguística Aplicada, durante a referida pandemia, ao longo do ano de 2020, no curso de graduação em Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. A monitoria teve início no primeiro semestre de 2020, porém, por conta da pandemia, as ações que eram feitas presencialmente tiveram que ser adaptadas ao formato remoto. Entre as ações executadas, disponibilizamos auxílio aos estudantes sobre o conteúdo ministrado nas disciplinas que conformam a área de Linguística Aplicada do curso de Letras Espanhol. As atividades de docência incluíram a preparação de roteiros de aula de forma remota e atendimento online aos alunos por meio das plataformas de comunicação facebook e instagram. Além dessas atividades, elaboramos e disponibilizamos a página virtual intitulada “Linguística aplicada sin miedo”, para apoio aos estudantes. A metodologia utilizada também contou com a realização de leituras orientadas com o fim de fundamentar nossas ações didáticas, dentre as quais destacamos as contribuições teóricas de Wood, Bruner e Ross (1976), sobre a teoria do ‘Scaffolding’ e Paiva (2008) sobre o uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras. Como resultado do trabalho realizado na monitoria, consideramos que as dificuldades que enfrentamos nos ajudaram a perceber o quanto necessitamos estar preparados para todos os desafios na educação. Essa experiência contribuiu para nossa formação profissional, além de nos ajudar na aquisição de conhecimento teórico e prático e no desenvolvimento de uma postura crítica diante da atividade de ensino de forma virtual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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