RELATO DE EXPERIÊNCIA MONITORIA DE SEMIÓTICA

Autores

  • Luciana Ferreira de Albuquerque
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

Segundo Niemeyer (2003), a semiótica é a “teoria geral dos signos". De acordo com Santaella (2002), a semiótica estuda tudo que se consegue apreender à nossa mente, a isso se chama fenomenologia. A vertente usada na disciplina foi a de Pierce, onde os fenômenos são apresentados em três níveis: Primeiridade, Secundidade e por fim, Terceiridade. O presente resumo tem como objetivo fazer um relato de como foi a disciplina de semiótica no período de 2020.1. A disciplina funcionava presencialmente em três etapas que exigia muita prática e participação interativa, principalmente na segunda e terceira etapas, onde se realizavam intervenções nos espaços públicos do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design. Com a pandemia, uma nova forma de abordagem foi necessária para ensinar a semiótica aos alunos. A primeira etapa era necessário a criação de um infográfico com base nas leituras que foram indicadas, servindo como ferramenta de visualização da base do conteúdo. Nessa etapa é apresentado somente os elementos da semiótica (signo, objeto e interpretante) e suas relações. Foram levantadas discussões no forum no canal do teams, plataforma usada durante a pandemia, para troca de informações entre os alunos ou dúvidas e questões que houvessem poderiam ser levantadas neste canal. O segundo trabalho era a criação de uma linguagem que permitisse a criação de sentido, tendo em vista o caráter do signo de permitir tal criação a partir de sua articulação. Todos os trabalhos foram feitos em dupla ou em grupo. O terceiro e último trabalho foi uma análise semiótica dos trabalhos realizados pelos próprios alunos. Cada grupo poderia escolher um trabalho (linguagem) realizado e fazer a análise. Conclui-se, com parâmetros nos trabalhos apresentados, que mesmo com uma adaptação inesperada, a disciplina foi bem sucedida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência