RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

Autores

  • Vitoria Cavalcante Souza
  • Paulo Cascon

Resumo

A atividade de monitoria acadêmica é uma oportunidade de desenvolver e aprofundar suas habilidades em determinadas áreas. Não obstante, permite preparar o aluno para o início do ensino a docência, o colocando em um ambiente de ensino-aprendizagem, agregando conhecimento a ambas as partes e estabelecendo uma relação positiva entre estudante-monitor. Este trabalho busca como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria do projeto "Qualificação de estudantes para o exercício da docência na área de zoologia dos invertebrados" na Universidade Federal do Ceará tendo em vista a situação atípica a qual estamos vivenciando, e as adversidades que os alunos, professores e monitores enfrentam durante esse período. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência sobre a vivência dos monitores do projeto "Qualificação de estudantes para o exercício da docência na área de zoologia dos invertebrados". Nas turmas de zoologia básica, ministrada para os cursos de agronomia, biotecnologia e zootecnia, nos meses de início de março até o período de suspensão das aulas e do mês de agosto a dezembro quando tivemos o retorno das aulas no formato remoto. A presente situação ainda é preocupante não só para a saúde física mas também mental dos alunos, apesar das limitações, os monitores procuraram encontrar formas de manter um contato aluno-monitor e auxiliar o processo de aprendizagem dos estudantes. A monitoria é uma atividade que permite os discentes não só se preparem profissionalmente mas também desenvolver um senso crítico e responsabilidade acerca do papel do docente na formação do indivíduo, buscando sempre metodologias ativas e inclusivas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência