RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DA MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente trabalho é parte do projeto de monitoria intitulado a descrição gramatical do vocábulo em português (PID/PROGRAD) vinculado ao curso de Licenciatura em Letras. Objetivamos apresentar um breve relato de nossa experiência na monitoria, bem como as impressões dos alunos que dela participaram. Para tanto, tivemos como fundamentos teóricos os preceitos da análise e descrição linguística de trabalhos como Câmara Jr. (2013), Duarte e Lima (2003) e Souza-e-Silva; koch (2005), a fim de fornecer aos alunos um prisma amplo e crítico sobre o que representa a estrutura e a morfossintaxe do vocábulo na língua portuguesa. A metodologia da monitoria se deu pela realização de dois minicursos, um de Morfologia, com dez horas/aula, e um de Morfossintaxe, com vinte horas/aula, sendo estes realizados por meio de aulas expositivo-dialogadas, em plataformas virtuais, contando, ainda, com atividades realizadas ao final de cada aula e uma atividade final no fim dos minicursos, que reunia os principais tópicos ministrados em aulas. Nelas (que valiam de 0 a 100 pontos) havia cinco questões relacionadas ao conteúdo de cada aula que auxiliavam os alunos a fixarem os assuntos abordados e a obter pontuações. Os minicursos foram realizados no período de 2020.1, durante a pandemia, atendendo não só às turmas a que foram direcionados, mas a outros alunos que se interessavam pela área da descrição vocabular. Outrossim, em médias gerais das notas das atividades, geradas pela plataforma Google Classroom, foi possível observar que houve um maior engajamento dos alunos nas atividades, tendo a turma do primeiro minicurso (cinquenta e sete alunos) uma média nas atividades de 82,068 pontos e a do segundo (vinte e nove alunos) de 88,094 pontos. Tais índices sugerem que a monitoria contribuiu para o desenvolvimento do aprendizado dos discentes, ratificando, assim, o êxito dos minicursos, assim como do acompanhamento pedagógico ao longo do projeto de monitoria.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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