RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALTERAÇÕES NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Joele Sousa de Queiroz
  • Edson Silva Soares

Resumo

A disciplina de Metodologia científica tem como objetivo proporcionar ao aluno uma iniciação ao conhecimento científico, de forma que o mesmo aprenda conceitos fundamentais da escrita acadêmica, desenvolva sua capacidade de interpretação e seja capaz de produzi-las na prática, como a construção de um projeto de pesquisa, atividade final da disciplina. É relatada a vivência na monitoria de Metodologia Científica durante o período da pandemia, expondo o acompanhamento do monitor em relação às mudanças feitas na disciplina. Trata-se de um estudo descritivo, relato de experiência, realizado com base na vivência discente na monitoria acadêmica da cadeira de Metodologia Científica do curso de Educação Física. O início da disciplina ocorreu de forma síncrona e presencial, onde o contexto da pandemia ainda não acontecia. Dado o início do período de isolamento social, houve um choque em relação a estrutura pedagógica da disciplina, que passou a ser dada de forma assíncrona e à distância, sendo realizadas mudanças para arrefecer prejuízos, como a criação do blog e o grupo da turma no WhatsApp destinada a disciplina, além da ênfase do uso do e-mail para o envio das atividades remotas. Em vista das alterações feitas, observou-se uma maior comunicação entre os alunos da cadeira e o professor e o monitor, onde encontraram no grupo do WhatsApp uma forma de ter suas dúvidas respondidas de forma mais rápida. Quanto ao uso do blog, houve a disponibilização das aulas gravadas, além de materiais extras para complementar o entendimento do conteúdo. Em relação ao e-mail, foi notório o maior o uso do mesmo para envio das atividades da disciplina, onde eram feitas as correções das atividades. As estratégias de ensino dadas na disciplina proporcionaram aos alunos um maior contato com o conteúdo, auxílio em casos de dúvidas e feedbacks do professor, tornando o aprendizado do conteúdo da disciplina possível e acessível para os discentes da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência