RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA (QUIZ) COMO FERRAMENTA DE ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZADO ONLINE DE BIOQUÍMICA COM CORRELAÇÕES CLÍNICAS.
Resumo
Em virtude da pandemia de COVID-19 e o consequente isolamento social, implementou-se um modelo desafiador de ensino, através da realização de aulas remotas, tornando essencial o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas interativas, buscando minimizar os prejuízos que a pandemia proporcionou para o processo de ensino-aprendizagem e aproximando docentes e discentes. Nesse contexto, os bolsistas de iniciação à docência possuem papel importante como agentes responsáveis por facilitar a comunicação entre alunos e professores, além de auxiliar na elaboração de ferramentas que contribuam para o melhor aproveitamento das disciplinas nos cursos de graduação, corroborar para a fixação dos conteúdos abordados em aula e contribuir para o processo de construção de conhecimentos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de construção e aplicação de questionário de avaliação formativa (quiz) na disciplina de Bioquímica Clínica I. A construção de cada quiz foi realizada através da ferramenta Google Forms, correspondendo a questionários de múltipla escolha baseados nos conteúdos abordados em cada aula, apontando os pontos principais de cada assunto, com o intuito de consolidar o aprendizado acerca dos temas abordados e diagnosticar fragilidades que seriam apontadas e corrigidas pelo monitor nos encontros de tira-dúvidas. Logo, verificou-se uma adesão da turma na realização de cada quiz, aumentando a participação dos alunos no decorrer da disciplina. Além disso, observou-se um feedback positivo com relação ao aprendizado adquirido. Conclui-se, portanto, que a realização dos questionários foi uma ferramenta de extrema importância para o andamento da disciplina, aumentando a participação dos alunos e contribuindo para a consolidação dos conhecimentos adquiridos em aula.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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