RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADE PRÁTICA PRESENCIAL DE DRENAGEM DE ABCESSO NO MÓDULO DE BASES DA CIRURGIA EM PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Maria Vitoria de Araujo Bezerra
  • Lucas Castro de Oliveira
  • Wellyson Gonçalves Farias
  • Marcelo Leite Vieira Costa
  • Annya Costa Araujo de Macedo Goes

Resumo

Introdução Mesmo com o atual cenário sanitário é extremamente desafiador substituir atividades presenciais manuais no que tange a prática cirúrgica. Nesse contexto, é importante selecionar vivências básicas e necessárias a formação médica generalista, e, assim, adotar medidas de precaução e segurança dos alunos e envolvidos. Objetivos Discorrer sobre a execução da atividade prática de Drenagem de Abcessos para alunos do 4º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará Metodologia Atividades foram realizadas em duas quintas-feiras em horário pertinente ao módulo. Foram selecionados 20 alunos por dia divididos em duas salas para 10 alunos cada. Os participantes faziam o uso de máscaras, houve separação dos alunos com distanciamento de mais de uma cadeira entre eles. Foram disponibilizados materiais cirúgicos individuais e higienizados. Além do modelo de simulação realista de abcesso, feito com nádegas de plástico, onde foi aderida com micropore uma proeminência feita com balão e substância interna que simulou material purulento. Resultados Na realização dessa, houve a presença de professores para uma explanação teórica. Foi discutida as indicações da drenagem de abcessos, além das medidas inerentes a um procedimento estéril, como assepsia e antissepsia. Com os modelos já preparados, os monitores guiaram a prática e auxiliaram manualmente alunos que possuíam dúvidas. Foi demonstrada a colocação de luvas cirúrgicas, a limpeza e anestesia do abcesso, seguida do corte com o bisturi, drenagem, colheita de material para cultura e colocação do dreno. Os alunos presentes seguiram os passos demonstrados e tiveram amparo para utilizar os instrumentos, realizar cortes e drenagem. Conclusão Conclui-se que a realização de ações de iniciação a docência nesse período demanda organização e protocolos rígidos, mas, no que tange a disciplinas onde a vivência prática é determinante a formação, como em Bases da Cirurgia e Anestesia, são extremamente vantajosas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência