RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NAS PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS DE OCEANOGRAFIA QUÍMICA I E II EM UMA REALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA.
Resumo
Visando a formação integrada do discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a monitoria é uma modalidade de suma importância que busca a formação para docência no ensino superior e aprofundar o conhecimento acerca da pesquisa científica. As disciplinas de Oceanografia Química I e II, incluídas no componente curricular do curso de oceanografia, possuem conteúdos teórico-práticos que, devido a pandemia referente ao Covid-19, tiveram que adaptar-se aos métodos de ensino a distância. Dessa forma, o objetivo da vivência de monitoria da disciplina foi adequar as atividades práticas aos novos métodos de educação disponíveis diante a essa realidade. Via de regra desenvolvidos em laboratório pelos próprios discentes, os conteúdos práticos nas circunstâncias atuais foram realizados e gravados apenas pelos monitores e o professor durante dois dias. Para cada aula prática, uma reunião delineando as cenas a serem filmadas e o texto pertinente a cada cena foi efetuada. Os vídeos foram montados e editados não excedendo uma duração de 15 minutos. Cada experimento enviado aos alunos apresentou um passo a passo com: 1) os objetivos da prática, 2) a metodologia, os reagentes e a vidraria, 3) o experimento em si e 4) o resultado bruto. Um relatório para cada prática realizada foi solicitado aos alunos. Dentre os aspectos positivos, pode-se destacar a formação autodidata dos monitores e do Professor com técnicas de filmagem e montagem, o momento convivial entre os monitores e o professor, a possibilidade de visualização da prática por mais de uma vez, além da explicação detalhada dos experimentos, o que sucedeu em bons resultados dos relatórios posteriormente entregues pelos discentes. Dessa forma, possibilitou a expansão da ideia de ensino a distância tanto para os alunos como para os monitores, impulsionando o monitor a sempre buscar ampliar os conhecimentos na área, sendo fundamental para despertar o maior interesse pela docência.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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