RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENSINO COLETIVO DE VIOLINO REMOTO COM A TURMA TICO TICO

Autores

  • Alana Shelda Gomes da Silva Cruz
  • Liu Man Ying

Resumo

O presente trabalho pretende relatar sobre a experiência das aulas de Ensino Coletivo de forma remota realizadas com a turma de Violino Tico-Tico. A cinco anos o Curso de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas em Violino e Viola da UFC realizam atividades de ensino gratuito para toda comunidade. No entanto, o curso teve suas atividades interrompidas devido à pandemia de COVID-19 no ano de 2020. Foi no intuito de não parar as atividades e continuar fazendo música que as aulas remotas tornaram-se uma opção a ser realizadas. A Turma Tico-Tico, que existe desde 2017 passou a ter encontros síncronos por meio da plataforma do Google Meet. Com início em 10 de Agosto, as aulas aconteceram duas vezes na semana com 1 hora de duração. As atividades contaram com 8 alunos entre 11 e 15 anos e a presença de três monitores para direção da aula, apoio e suporte com eventuais imprevistos. Os materiais didáticos utilizados foram o All For Strings (Gerald Anderson e Robert Frost) e o Método Suzuki, métodos tradicionais do ensino do violino. Durante as aulas, os monitores revezavam um momento para tocar os estudos com os alunos e um segundo para ouvir cada um deles. Para conclusão das atividades do ano, foi realizado um trabalho de gravação de vídeos de peças estudadas. Para tal, foram gravados áudios guias das músicas, no qual os alunos deveriam ouvir com um fone do ouvido e tocar em cima delas, garantindo que todos estariam tocando na mesma pulsação e possibilitando a renderização dos vídeos. Os resultados foram apresentados através de uma live no dia 12 de Dezembro pelo Canal do YouTube Ensino Coletivo de Cordas da UFC. É nesse modelo de aula sucedido que surge a exigência de uma estratégia de metodologia de ensino que una a eficiência, dinâmica e qualidade. Para isso, foram traçados planos para realização das atividades e é nessa práxis, desde adaptação a metodologia adotada aos desafios e louros encontrados no processo que o presente trabalho pretende tratar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência