RELATO DE EXPERIÊNCIA: INFLUÊNCIA DA MONITORIA PARA O APRENDIZADO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Ana Luiza Saraiva de Oliveira
  • Jamille de Oliveira Gomes
  • Luciana Macatrao Nogueira Nunes

Resumo

A monitoria é uma ferramenta pedagógica importante dentro do meio acadêmico e as atividades exercidas pelos monitores, além de auxiliar o docente, são de grande importância para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. A disciplina de Integração À Prática Farmacêutica I (IPF I) faz parte da grade curricular do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), ofertada no primeiro semestre do curso. Este trabalho teve por objetivo descrever, através de um relato de experiência, as atividades realizadas durante a monitoria da disciplina de IPF I, de fevereiro de 2020 a novembro de 2020. Para avaliação do impacto das atividades realizadas na monitoria, realizou-se uma pesquisa por meio de formulário criado pela plataforma Google Forms, composto de 5 perguntas objetivas e 2 perguntas subjetivas, utilizando uma escala de 1 a 5, sendo 1 é considerado pouco relevante e 5 muito relevante, obtendo-se um total de 43 respostas. Acerca da importância das monitoras no desenvolvimento da disciplina, 39 alunos avaliaram com 5 na escala e 4 avaliaram com nota 4, e os mesmos índices foram obtidos para avaliar a comunicação com as monitoras. Sobre a atuação das monitoras antes do período emergencial, 32 alunos avaliaram com nota 5, 10 avaliaram com nota 4 e 1 aluno avaliou com nota 3, contudo, ao avaliar a atuação das monitoras durante o período emergencial, 40 votaram com nota 5 e 3 votaram com nota 4. Sobre a importância das atividades desempenhadas pelas monitoras, as respostas eram de múltipla escolha. Os pontos positivos principais foram: a acessibilidade de acesso e a comunicação com os docentes. O principal ponto negativo foi: a falta de ligação entre os monitores e os alunos no período anterior à pandemia. Analisando os dados obtidos, é possível concluir que a atuação das monitoras foi relevante para o processo de aprendizagem dos discentes, especialmente no contexto emergencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência