RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA REMOTA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.

Autores

  • Ana Clara Hollanda Alves Camargo
  • Samia Jessica da Silva Tavares
  • Vilma Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

A atual crise sanitária causada pelo novo Coronavírus impôs sérios desafios, especialmente na área da educação. Assim, devido a suspensão das aulas presenciais houve a necessidade de buscar alternativas para reduzir o prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem estimulado pelo programa de monitoria. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de monitoria no período de ensino remoto na disciplina de Farmacologia da Odontologia (UFC/Fortaleza-CE). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria de Farmacologia, oferecida aos alunos do terceiro semestre no curso de Odontologia da UFC (2020.1). Inicialmente as atividades de monitoria foram planejadas para o ensino presencial, entretanto, devido ao isolamento social, o ensino remoto foi o meio alternativo para a continuidade das atividades. Dessa forma, em relação ao planejamento das atividades, percebi que estas deveriam ser mais objetivas e inclusivas, devendo-se ter uma atenção maior em relação às ferramentas e aos materiais que foram disponibilizados. Assim, a monitoria de Farmacologia foi articulada em momentos síncronos utilizando o Google Meet como plataforma digital, por meio da qual foram realizadas reuniões entre os monitores e a turma para explanar assuntos ministrados em aula de forma dinâmica e descontraída. Apesar da variedade de ferramentas disponíveis, a desigualdade do acesso às tecnologias, instabilidade de conexão com a internet e interrupções no ambiente familiar foram os principais obstáculos para o máximo aproveitamento da monitoria. Por fim, notou-se que o ensino de monitoria remoto foi possível a partir dos momentos síncronos, os quais possibilitaram o esclarecimento de dúvidas dos alunos, bem como o desenvolvimento das capacidades de análise e crítica dos mesmos, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência