RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO MONITOR PERANTE AS AULAS REMOTAS DA DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA I DURANTE A QUARENTENA

Autores

  • Marcos Melo Felix
  • Larissa Holanda Dantas
  • Maria Augusta Drago Ferreira

Resumo

Introdução: A disciplina de Toxicologia I obrigatória para os estudantes de Farmácia é indispensável para o desenvolvimento do farmacêutico bioquímico e o aprimoramento do conhecimento clínico dos demais profissionais farmacêuticos. Durante a quarentena, a disciplina foi adaptada para o esquema de aulas remotas, sendo importante avaliar o papel do monitor diante dessa nova estrutura. Objetivo: Apontar as principais atividade do monitor perante as aulas remotas da disciplina de Toxicologia I, durante a quarentena. Metodologia: Trata-se de um relato da experiência dos monitores da disciplina Toxicologia I do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará na adaptação ao esquema de aulas remotas, no período de março a dezembro de 2020. Para isso, todas as atividades realizadas pelo monitor serão descritas e analisadas. Resultados: As aulas foram ministradas de forma assíncrona e síncronas. A avaliação dos estudantes foi realizada por meio de questionários via Google Forms, que também serviam como frequência semanal, e seminários apresentados pelos alunos sobre os diferentes assuntos relativos à área de Toxicologia Social. Aos monitores coube: auxiliar o professor na elaboração do cronograma e definição do novo modelo de aulas; administrar 4 aulas (preparo de videoaulas e estudos dirigidos) sobre os temas Toxicocinética (duas aulas), Aspectos Toxicológicos do Chumbo e Inseticidas Organoclorados; auxiliar o docente na correção dos questionários do Google Forms e na comunicação com a turma via grupos de estudo. Conclusão: Ao apontar as atividades exercidas pelo monitor fica claro sua indispensável contribuição para a redução da carga de trabalho do professor e no auxílio prestado aos estudantes no seu desenvolvimento como profissional farmacêutico. Ademais, possibilita aos discentes o autodesenvolvimento de habilidades e competências próprias à docência, essenciais em uma futura carreira acadêmica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência