RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS TEÓRICAS REMOTAS DA DISCIPLINA DE PROCESSAMENTO DO PESCADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA 2020.1

Autores

  • Icaro Iann Vieira Almeida
  • Ianna Wivianne Fernandes de Araujo

Resumo

Objetivou-se avaliar o ensino e aprendizagem da disciplina de Processamento do pescado do curso de Engenharia de Pesca durante o semestre 2020.1. A avaliação foi realizada através de questionário, contendo dezessete perguntas, aplicado no final das atividades do semestre. O questionário foi elaborado com perguntas de múltipla escolha, tendo como opções de respostas ótimo, bom, regular; sim, não, muito baixo, baixo, alto, muito alto, nunca, as vezes, e em alguns casos resposta livre. As perguntas foram elaboradas abordando os seguintes temas: desempenho do aluno e do professor, participação do monitor e o impacto da pandemia de COVID-19 no desempenho dos alunos. Foram obtidos doze questionários preenchidos dos quinze alunos matriculados, representando um total de 80% da turma que participaram da pesquisa. As perguntas foram disponibilizadas pela plataforma do Google. Após análise das respostas, verificamos satisfação dos estudantes em relação ao desempenho da professora responsável pela disciplina. Todos os estudantes informaram que as avaliações eram coerentes com o conteúdo ministrado. Em relação a participação do monitor, as avaliações também foram satisfatórias, sendo que 83,3% dos alunos indicaram o desempenho do monitor como ótimo e 16,7% consideraram o desempenho como regular. Além disso, os discentes informaram que o monitor esteve disponível sempre que requisitado, respondendo todos as dúvidas dos estudantes. Quanto ao domínio da professora, com relação conteúdo programático da disciplina, 33,3% avaliaram como bom e 66,7% avaliaram como ótimo. Sobre a qualidade do material didático apresentado, 50% dos alunos consideraram ótimo, 33,3% consideraram bom e 16,7% consideraram regular. Devido a pandemia, 50% dos alunos alegaram que o desempenho acadêmico reduziu de forma significativa, dentro das respostas livres. Portanto, os resultados demonstraram que os discentes avaliaram a metodologia de ensino de forma satisfatória.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência