RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA EMPRESA JÚNIOR NA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
A Empresa Júnior (EJ) do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ipharma Consultoria Farmacêutica Jr, foi fundada em 2013 com o intuito de aproximar os alunos da graduação do mercado de trabalho, por meio da vivência empresarial e do exercício do empreendedorismo. Além da formação individual dos membros da EJ e do crescimento da própria empresa, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) almeja contribuir para os cursos de graduação nos quais as EJ estão inseridas. Nesse contexto, no ano de 2020, foi necessário que os graduandos adaptassem suas atividades para o formato virtual, devido à pandemia ocasionada pelo vírus SARS-COV-2, responsável pela COVID 19. Diante desse cenário, o isolamento social foi um fator desmotivante para a permanência dos alunos no curso de Farmácia, podendo contribuir para a evasão universitária. Assim, o MEJ incentivou a integração e motivação dos membros, por meio da promoção de eventos e da continuação das atividades da Ipharma Jr, como as reuniões semanais, as prospecções de clientes, a venda e a execução de serviços, a produção de conteúdo para as redes sociais (“E-Book”, artigos, “Lives” e outros) e as capacitações internas. Para isso, foram utilizadas ferramentas digitais, como “Google Meet”, “Classroom”, “Youtube” e “Instagram”. Ademais, por meio dos diálogos, pode-se perceber que os participantes deste projeto de extensão conseguiram se manter engajados com a vivência profissional proporcionada pelo conjunto de ações desenvolvidas para comunidade, como Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), análise de água e consultorias diversas. Destarte, a EJ foi de extrema importância para a permanência dos estudantes no curso de graduação durante o período de isolamento social, assim como no Curso de Graduação em Farmácia da UFC como um todo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.