SOL VILÃO OU MOCINHO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE FÁCIL ACESSO NA REDE SOCIAL DA SEARA DA CIÊNCIA
Resumo
O Instagram da Seara da Ciência @searadaciencia_oficial, é uma plataforma de aproximação para a divulgação cientifica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, através dele os bolsistas da Seara de diversas áreas, criam conteúdos de fácil compreensão e linguagem acessível. Desenvolvi um texto que se trata da importância e dos perigos que os raios solares que atingem a superfície da Terra como, os UVA e os UVB podem afetar nossa saúde. No texto há uma explicação dos pontos positivos como, o fato de os raios UVB, em contato com a nossa pele, serem benéficos para a estimular o nosso organismo a produzir a vitamina D, a qual auxilia a absorção de cálcio, que é essencial para os nossos ossos. E dicas, como tomar sol sem protetor solar no começo da manhã ou no fim da tarde, 15 a 20 min por dia, se faz necessário em nossa rotina. Além de um alerta dos malefícios dos raios UVA e UVB, como que em horários de alta incidência, os raios UVA e UVB podem ser vilãos, causando queimaduras, feridas e manchas, além de acarretar algumas doenças como câncer de pele. E um indicativo que para se proteger destes raios o mais recomendado pelos médicos(as), seria o uso do protetor solar independentemente do tempo ou do clima. No post exemplifico com uma imagem dos aspectos prejudicais dos raios UVA comparando com os UVB e suas singularidades são descritas no texto. Por fim o objetivo deste post foi informar a comunidade que tem acesso a essa rede social dos benefícios e maléficos, além cuidados que devemos ter ao tomar sol.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.