ENSINO REMOTO: USO DO WHATSAPP COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA.

Autores

  • Venythyais Costa de Oliveira
  • Natanielly Najara Mendes Rocha
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

A pesquisa busca analisar as mediações realizadas pelas professoras a partir do acompanhamento do uso do aplicativo whatsapp, observando como elas ocorrem no tocante às aprendizagens das crianças do ciclo alfabetização de uma escola pública de Fortaleza. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir da observação participante. As bolsistas do PIBID Pedagogia participaram dos grupos de whatsapp das turmas, interagindo às terças-feiras, propondo quinzenalmente atividades planejadas dentro do Projeto Explorando o meu mundo. Como resultados, elencamos: as mediações ficam comprometidas, pois a frequência e participação das crianças é mediana, visto que as devolutivas são em torno de 50% da turma. Fato que evidencia que o ensino remoto não tem contemplado todas as crianças e suas demandas. As entregas das atividades ocorrem por meio de fotos que são enviadas ao longo do dia e até mesmo nos finais de semana. As atividades propostas pelas professoras são encaminhadas através de vídeos, assim como suas correções. Como conclusão, podemos salientar que o aplicativo whatsapp vem possibilitando, mesmo que de forma limitada, vínculo entre professores, crianças e familiares. Porém, não permite um acompanhamento individualizado e de qualidade, com mediações efetivas no processo de Alfabetização. Além de inexistentes as interações entre os pares das crianças. É necessário evidenciar o quanto as diferenças sociais se expressam no ensino remoto e de quanto as crianças foram prejudicadas nesse processo de ensino-aprendizagem.Ora pelas limitações próprias do recurso, por não terem equipamentos suficientes, ou pela falta de internet, ou até pela condição social da família. No ensino remoto, as famílias se tornaram a maior ponte entre a escola e a criança, porém, alguns familiares não são alfabetizados, o que impacta ainda mais esse processo e sobre a qualidade das interações entre crianças e professores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência