O PIBID SOCIOLOGIA COMO “REDUÇÃO DE DANOS” DO PROCESSO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ.

Autores

  • Thaissa Teixeira Lira
  • Anny Gabrielle Menezes Sousa
  • Lucas Lima da Costa e Silva
  • Sabrina Kelly Santos Lima
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir sobre o acompanhamento das aulas síncronas de Sociologia de turmas do ensino médio por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Sociologia, nos turnos da manhã, tarde e noite na EEM Liceu do Conjunto Ceará, com o intuito de analisar a maneira pela qual a disciplina é ministrada nesse formato. Para além, buscamos compreender os impactos da ação efetiva dos bolsistas de iniciação à docência nas aulas do professor desta escola. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir desse acompanhamento e intervenções nas aulas da disciplina de Sociologia na escola, bem como através de uma revisão bibliográfica sobre a prática do trabalho docente. Durante as reuniões de encontro sobre o “Grupo de Trabalho sobre o Ensino Remoto”, os bolsistas compartilharam relatos sobre suas percepções nas aulas, que passaram a ser objeto de reflexão coletiva e debatidas a partir de um suporte teórico sobre a prática do trabalho docente e o ensino de Sociologia. Como resultados parciais, temos, por parte do professor, que as intervenções são positivas, pois ampliam o rol de conhecimentos sobre os conceitos e temas apresentados com os saberes experienciais dos bolsistas. Já os bolsistas puderam notar, no sistema de ensino remoto emergencial, um certo esvaziamento nas aulas, ocasionado em consequência do atual contexto pandêmico e político brasileiro. Foi avaliado que o papel do PIBID durante esse período foi, em geral, o de acompanhar o professor de modo a não esvaziar o diálogo em sala de aula e de mediar a relação aluno-professor com o objetivo de não tornar a aula uma via de mão única. Foi observado também como a assiduidade e a participação dos estudantes da escola variam entre as turmas e os horários.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência