O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • LetÍcia Albuquerque Azevedo
  • Francisco Felipe Silva Garcia
  • Cristiane Cavalcante Conde Lima
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

No contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), mudança é a palavra de ordem quando se fala de ensino e aprendizagem. Tal mudança muitas vezes caminha a passos lentos, até o momento em que a obrigação de mudar se impõe. A pandemia da Covid-19 fez com que a educação se adaptasse à essa realidade, pois é mister o docente desenvolver novas metodologias e novos recursos. Os jogos pedagógicos são recursos sugeridos neste período para desenvolver a motivação dos alunos, visto que esta foi bastante comprometida. Este trabalho é resultado da experiência realizada na EEM Liceu de Messejana-Fortaleza, por intermédio do Subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem por objetivo refletir sobre a importância dos jogos na aprendizagem dos discentes; demonstrar o desenvolvimento, a aplicação e os resultados do jogo Quiz para os alunos do 1º Ano, vinculado ao projeto intitulado Patrimônio Cultural e Ambiental de Messejana. Como metodologia foram realizados estudos sobre a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, com base em Chalita (2015), Castellar e Vilhena (2010), Huizinga (2019) e Breda (2018). Foram aplicados dois jogos pedagógicos do tipo Quiz. O primeiro recurso foi produzido na plataforma Wordwall e trabalhados os conceitos de patrimônio cultural e ambiental. O segundo jogo foi exposto em formato de slides utilizando-se de fotos de edificações antigas e atuais do bairro Messejana, com a seguinte questão: Que lugar é esse? Este foi aplicado nas aulas de Geografia, no período de agosto de 2021, com média de 15 minutos para cada intervenção. As atividades contaram com expressiva participação dos educandos. Pode-se perceber a importância dos jogos pedagógicos como potencial para desenvolver habilidades necessárias e de conceitos fundamentais da aprendizagem geográfica, bem como incentivar a participação nas aulas de maneira divertida e tornar a aprendizagem do conhecimento geográfico significativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência