PIBID NO FORMATO REMOTO: USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DAS PRÁTICAS DE QUÍMICA

Autores

  • Diana Ribeiro de Moura Rodrigues
  • Vitória Elen Félix de Paula
  • Prof Me Ricardy Leonam Pontes Mesquita
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

Resumo

As redes sociais, vem se mostrando como um ótimo meio para a divulgação científica. Através delas, vários temas podem ser difundidos, obtendo assim, um grande alcance de visualizações. Além disso, a forma como estas informações chegam para o público é adaptada, ou seja, a linguagem usada é pensada para que todas as pessoas possam entender o assunto. Desta forma, a divulgação científica se torna acessível a todos. Sendo assim, o trabalho do PIBID/Química tem como objetivo usar as mídias sociais como meio de auxílio ao que é visto pelos os alunos dentro da sala de aula. Mais especificamente, a parte experimental do ensino da Química. Desta forma, podemos ampliar o conhecimento dos alunos, que terão acesso aos estudos teóricos e experimentais. O trabalho tem como proposta a produção de vídeos, onde serão apresentados a elaboração de experimentos e suas explicações, que por meio do Instagram, será exposto. O Instagram foi escolhido para ser rede social do projeto por ser bastante utilizado por nosso público alvo, que são os alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola EEMTI Santo Afonso.  Em colaboração com o professor, foram escolhidas as práticas decorrentes dos assuntos que são abordados na sala de aula. Por exemplo, para explicarmos os conteúdos de termoquímica e cinética química podemos utilizar a experiência “Pasta de Elefante”. Nesta experiência podemos estudar uma reação exotérmica, além de ver a atuação dos catalisadores. Os bolsistas do projeto são os responsáveis pela gravação e edição de cada vídeo, além das explicações de cada experiência abordada, que vão estar presentes nas legendas dos vídeos postados. Os vídeos são publicados no IGTV, que é ferramenta do Instagram mais adequada a este trabalho. Desta forma, é possível adaptar o ensino da Química trazendo uma visão ampliada sobre os conteúdos abordados pelo professor dentro da sala de aula, como forma de auxílio para um melhor entendimento e aprofundamento sobre o assunto. Apoio: UFC, CAPES.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência