QUIZ: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO DO PIBID NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Maria Eduarda Oliveira de Lima
  • Álida Santos de Sousa
  • Mariane Lemos Abreu
  • Emanuelton Antony Norberto de Queiroz
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

No contexto da pandemia, as atividades da universidade e das escolas básicas de Fortaleza ficaram limitadas ao modelo de ensino remoto. Este trouxe desafios ligados ao acesso às aulas on-line e qualidade do aprendizado por parte dos alunos da escola básica. Consoante, nas intervenções do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC, que contempla a Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Álvaro Costa (EMTIPAC) e a escola Liceu da Messejana, surgiu a necessidade de adaptação e busca por novos recursos didáticos, que ajudassem a potencializar os momentos nas aulas virtuais e deixá-las mais dinâmicas. O programa se mostrou atuante e adotou em suas práticas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As intervenções vão além da parte teórica, sendo amparadas por jogos virtuais que visam fortalecer o aprendizado. Desse modo, o uso do Quiz virtual, como recurso pedagógico didático de avaliação, permite que os educandos desenvolvam habilidades de raciocínio, incentivam a participação da turma e a discussão com os participantes, por meio do trabalho cooperativo virtual em equipes para os jogos. Diante disso, o objetivo do trabalho é apresentar os benefícios que os Quiz online trazem para as práticas virtuais desenvolvidas pelo Pibid Geografia UFC, tomando como objeto de análise as intervenções já realizadas, que se sucederam a partir de estudos e planejamento, criação do Quiz e, finalmente, aplicação em sala. Assim, conclui-se que o uso de jogos nas intervenções são boas alternativas na abordagem de diferentes assuntos. No modelo remoto, frente às dificuldades e limitações, o quiz marca uma forma de avaliação mais didática, divertida e lúdica, impactando positivamente o processo de aprendizagem, ao dinamizar a turma, estimular o raciocínio, a discussão e a participação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência