VIVENCIANDO O MISTÉRIO NO CLUBE DE LEITURA RUI BARBOSA

Autores

  • Lyndissei de Mesquita LourenÇo
  • Ana Larissa Mendes do Nascimento
  • Ana Celia Clementino Moura

Resumo

O presente trabalho tem por propósito relatar a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na produção e condução de uma oficina de leitura em formato remoto com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado em Maracanaú, Ceará. O encontro aconteceu na plataforma Google Meet de forma síncrona. A atividade foi realizada no Clube de Leitura da referida escola, envolvendo a temática da literatura policial através do conto "Se eu fosse Sherlock Holmes", de Medeiros e Albuquerque. Nossos objetivos com a oficina eram promover o incentivo à leitura em jovens do ensino médio, contribuindo para a formação leitora e cidadã dos alunos, e vivenciar a prática educacional para nossa formação como futuros professores. Para tal, foram utilizadas habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estratégias de predição. Dessa forma, organizamos a oficina em apresentação do gênero e do conto, leitura de trechos, curiosidades e indicações e, por fim, uma roda de conversa. Obtivemos resultados positivos com a oficina, com participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, assim como o interesse dos alunos pelo gênero trabalhado. Pudemos concluir que ao adaptar as estratégias utilizadas, as dificuldades a respeito da participação dos alunos foram sanadas superando as expectativas esperadas; que a execução da oficina foi bem sucedida; e que estratégias semelhantes serão consideradas para oficinas futuras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência