VIVÊNCIA PIBID

Autores

  • Yuri Alencar de Souza Bezerra
  • Marcelo Ferreira de Melo

Resumo

Em 2020 me inscrevi para ser bolsista do PIBID pela UFC e consegui a vaga para estagiar na escola Adauto Bezerra. Nós, bolsistas selecionados, fomos recebidos pela professora Alana que nos auxilia muito bem até hoje. Durante nossas primeiras reuniões fomos apresentados à escola e a alguns professores, funcionários e foi decido que iriamos fazer uma oficina voltada para o Enem direcionada aos alunos do 3° ano, nos organizamos um material como um plano de aula para nos prepararmos para oficina, nesse momento nós podemos colocar em prática o que havíamos estudo na disciplina de didática. Foi uma experiência ímpar, os alunos ficaram bastante empolgados com as aulas e resoluções de questões. Após a oficina, nós organizamos um reforço voltado para os alunos do 1° ano do Ensino Médio, foi decidido que nós iriamos revisar assuntos básicos, como números inteiros, porém de extrema importância para o aprendizado de outros conteúdos. Durante as reuniões nós debatemos sobre os planos de aula e como o assunto seriam abordados com uma didática simples e prática, de forma que os alunos percebessem a importância sobre o conteúdo para suas vidas, uma das ideias que tivemos foi a criação que quizzes online através de sites como o Kahoot. As aulas superaram todas as expectativas, os alunos participaram bastante, tiraram suas dúvidas e se mostraram bem interessados em aprender. Além disso, nós tivemos a grande oportunidade de ler simulados e desenvolver projetos para facilitar o aprendizado da matemática para alunos com deficiência visual, evidenciando a importância da inclusão, um trabalho muito bem feito pela escola Adauto Bezerra. Em Junho o professor Marcelo Melos nos propôs um trabalho com temas definidos por ele, onde nos deviríamos preparar um material e apresentar para ele e os outros bolsistas. Todas essas experiências me fizeram crescer não só como professor, mas como pessoa também.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência