A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Natanael de Sousa Silva
  • Afrânio de e Araújo Coelho
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

A bolsa de Residência Pedagógica ajuda os alunos de licenciaturas a adquirirem experiências reais em sala de aula, com o objetivo de que o aluno, ao sair da universidade, já tenha uma certa familiaridade com o ambiente escolar. Com a situação pandêmica de covid-19 e com a difícil situação enfrentada pelos professores com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os professores tiveram que se adaptar e se adequar a difícil situação atual do ensino. Com a residência pedagógica não foi diferente; os orientadores da bolsa tiveram que se reinventar, pois nessa situação de restrições em virtude da pandemia, as visitas às escolas não eram mais possíveis e, consequentemente, as aulas presenciais estavam proibidas sem data para retorno. Na residência pedagógica foram realizadas atividades para que o residente conseguisse aprender novas metodologias de ensino. Isto fez aumentar seus entendimento nesta questão. Inicialmente, foi analisada a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) por meio de documentos oficiais e artigos acadêmicos prós e contra. Debates por webconferência foram realizados quinzenalmente acerca das interpretações dos diferentes bolsistas da RP de física sobre estes textos. Como conclusão destes debates, foi percebido que existiam estreitas relações entre os objetivos pedagógicos sugeridos pela BNCC e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Isto nos levou ao estudo mais aprofundado sobre a ABP. Assim como procedemos em relação à BNCC, também realizamos leituras e debates sobre a ABP. Após o melhor entendimento sobre a ABP, partimos para a elaboração de uma sequência didática baseada nesta metodologia. Após a elaboração da sequência didática, partimos para testes de sua aplicação em ambiente simulado entre os residentes. Os testes foram também conduzidos através de debates coletivos e buscaram simular a sequência didática aplicada no ambiente de sala de aula. Esta fase já foi concluída com êxito.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica