A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
Resumo
A bolsa de Residência Pedagógica ajuda os alunos de licenciaturas a adquirirem experiências reais em sala de aula, com o objetivo de que o aluno, ao sair da universidade, já tenha uma certa familiaridade com o ambiente escolar. Com a situação pandêmica de covid-19 e com a difícil situação enfrentada pelos professores com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os professores tiveram que se adaptar e se adequar a difícil situação atual do ensino. Com a residência pedagógica não foi diferente; os orientadores da bolsa tiveram que se reinventar, pois nessa situação de restrições em virtude da pandemia, as visitas às escolas não eram mais possíveis e, consequentemente, as aulas presenciais estavam proibidas sem data para retorno. Na residência pedagógica foram realizadas atividades para que o residente conseguisse aprender novas metodologias de ensino. Isto fez aumentar seus entendimento nesta questão. Inicialmente, foi analisada a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) por meio de documentos oficiais e artigos acadêmicos prós e contra. Debates por webconferência foram realizados quinzenalmente acerca das interpretações dos diferentes bolsistas da RP de física sobre estes textos. Como conclusão destes debates, foi percebido que existiam estreitas relações entre os objetivos pedagógicos sugeridos pela BNCC e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Isto nos levou ao estudo mais aprofundado sobre a ABP. Assim como procedemos em relação à BNCC, também realizamos leituras e debates sobre a ABP. Após o melhor entendimento sobre a ABP, partimos para a elaboração de uma sequência didática baseada nesta metodologia. Após a elaboração da sequência didática, partimos para testes de sua aplicação em ambiente simulado entre os residentes. Os testes foram também conduzidos através de debates coletivos e buscaram simular a sequência didática aplicada no ambiente de sala de aula. Esta fase já foi concluída com êxito.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.