DENTRO DE CASA E FORA DA ZONA DE CONFORTO: DIFICULDADES DO ENSINO DE GENÉTICA EM PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Milena Pereira Brandao
  • Jose Abraao Rodrigues Coelho
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Devido o enfrentamento da COVID-19 e as medidas de isolamento social, as atividades de Ensino foram limitadas ao modelo remoto. Sabe-se que Genética é uma das matérias que mais gera dificuldades entre os alunos devido sua complexidade. Atualmente o conteúdo é trabalhado pelos residentes de Biologia na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Antonieta Siqueira. As aulas são ministradas por uma dupla de residentes, ocorrendo com frequência semanal de forma síncrona para as turmas de terceiros anos com duração de 40 minutos. Os alunos apresentaram dificuldades desde os conceitos básicos apresentados sobre genética e mostraram-se interessados em aprender o conteúdo. Dessa maneira, notou-se a necessidade de produção de materiais complementares e, principalmente, aulas assíncronas, a fim de garantir que todos os alunos acompanhassem o conteúdo. As aulas foram disponibilizadas no canal do YouTube do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO). Posteriormente, foi aplicado um questionário com os alunos, visando esclarecer quais as maiores dúvidas e dificuldades sobre genética e quanto a eficácia e necessidade de produção de mais materiais didáticos. O formulário obteve 6 respostas, número médio de assiduidade e participação nas aulas. Quando questionados sobre a dificuldade no aprendizado de genética, 50% afirmou ter dificuldade de aprender. Mais de 80% afirma que as aulas e atividades extras produzidas pelos residentes contribuíram positivamente no aprendizado e 100% do público entrevistado solicitou a continuação da oferta de videoaulas assíncronas. Além disso, muitos alegaram não compreender os enunciados de questões de genética e afirmam necessitar de mais tempo para resolução de atividades. Assim, pode-se concluir que há necessidade de continuidade de produção de atividades assíncronas, visto que o trabalho realizado pelos residentes tem sido exitoso na busca de alternativas para driblar as dificuldades enfrentadas durante o período pandêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica