EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE FÍSICA 2020 NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • William Jonathan Mesquita Celso
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de participar do subprojeto de física no Programa de Residência Pedagógica (RP). Este programa promove a integração da universidade com o Ensino Fundamental e Médio, ao mesmo tempo que complementa a formação docente dos bolsistas. Em razão da situação pandêmica que vivenciamos, os trabalhos da RP não puderam ocorrer de forma presencial. Portanto, todos os trabalhos foram realizados de forma remota. Iniciamos as nossas atividades com o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), depois partimos para a leitura de artigos críticos à BNCC, tanto aqueles favoráveis quanto combativos. Neste processo, fizemos discussões e tecemos nossas próprias críticas e análises. A partir desse estudo, notamos que a BNCC tem um enfoque em transformar as aulas em ambientes de problematização. Assim, resolvemos utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma metodologia ativa de ensino para contemplar esta característica da BNCC. Então, fizemos leituras sobre a metodologia e, ao longo de diversas reuniões, planejamos uma sequência didática utilizando a metodologia supracitada. Atualmente, estamos no processo de teste, em que aplicamos a sequência didática desenvolvida entre os bolsistas afim de otimizá-la, encontrando falhas e corrigindo-as antes de aplicá-la em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Concomitantemente, realizamos observações das aulas ministradas pelos professores preceptores nas escolas EMTI Filgueiras Lima e EEM César Cals, além de uma sondagem para mapear o perfil socioeconômico dos alunos das escolas. Tanto esta pesquisa como as observações contribuem para a elaboração de um relatório de observação que será produzido ao final do programa. Na versão preliminar do relatório consta o levantamento socioeconômico-cultural, uma breve pesquisa sobre a história das escolas, análises e comentários sobre o projeto político pedagógico e o perfil organizacional de cada escola.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica