O USO DE SLIDES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
Slideshows são apresentações virtuais formadas pela junção de banners digitais, que podem ser ou não interativos. É comum existir em sala de aula física (presencial) o uso de apresentações de slides como recurso expositivo a fim de auxiliar os professores na exposição de conteúdos. Com o advento da pandemia provocada pela proliferação do Coronavírus e a migração do ensino presencial para o modo remoto ou híbrido, intensificou-se ainda mais a utilização desse recurso, que se for bem utilizado, pode cooperar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando se trata do ensino remoto. Tendo isso em mente, no âmbito do programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES, desenvolvemos na Escola Estadual Antonieta Siqueira (Fortaleza - CE) regências supervisionadas utilizando apresentações em power point, visando explanar suas aplicabilidades. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre essas atividades. Foram incorporados nos slides de aula: textos, indagações, imagens, vídeos, esquemas, animações, jogos e exercícios, extrapolando assim, sua função expositiva. Ao longo de um ano lecionando virtualmente com o auxílio desse recurso, devido ao envolvimento e participação dos estudantes nas aulas, acreditamos que tivemos experiências positivas e que o conteúdo de multimídia contido nos slides facilitaram a aproximação dos discentes com o conteúdo e proporcionam maior interação entre residentes e alunos, além de que os esquemas e os jogos apresentados ao término de cada conteúdo, os ajudaram a exercitar e rever conceitos e aplicabilidades dos temas abordados.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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