OS BLOCOS TEMÁTICOS COMO BASE NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sergio Renato Bezerra Filho
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Laura Melo de Oliveira
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

Dentre as diversas complexidades do universo docente, uma delas, sem dúvidas, é o planejamento de aulas e ações que serão elaboradas com os(as) educandos(as). A Educação Física enquanto componente curricular, por sua vez, têm seus conteúdos trabalhados de forma deslocada da realidade social e cotidiana, e cabe ao(à) docente, elaborar aulas que aproximem os conteúdos às realidades dos(as) estudantes, fazendo com que tenham aprendizados mais significativos. Visto isso, o trabalho tem como objetivo expor as percepções e as mudanças na qualidade de aulas elaboradas a partir dos quatro blocos temáticos da Educação Física (elementos culturais, movimentos, aspectos pessoais e interpessoais e demandas ambientais). Sobre a metodologia, esta consiste em relato de experiência sobre o processo de planejamento realizado por quatro estudantes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica em Educação Física. As aulas planejadas e implementadas em contexto de ensino remoto em uma escola pública estadual de ensino médio em Fortaleza-CE e visam sistematizar os conteúdos que serão abordados nas aulas de Educação Física, além de considerar diferentes aspectos a serem discutidos no desenvolver das aulas, atribuindo sentido ao conteúdo, relacionando com os saberes dos(as) estudantes e possibilitando novas vivências e experiências. Como resultado, é perceptível que o processo de planejamento das aulas é realizado de forma integral, englobando aspectos individuais, sociais e/ou culturais. Além disso, também foi percebido que o planejamento corrobora na aproximação dos conteúdos com a realidade dos(as) educandos(as). Por fim, a utilização dos quatro blocos temáticos da Educação Física auxilia na sistematização das complexidades dos conteúdos que serão trabalhados, tornando o processo de planejamento mais abrangente, aborda diferentes aspectos culturais dos(as) educandos(as), assume uma perspectiva de Educação Física resistente às ideias tradicionais, tecnicistas e biologicistas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica