PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA VISÃO DOS/AS RESIDENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO REMOTO

Autores

  • Raiany Kelly Abreu de Oliveira
  • Ana Alice Lopes
  • Ravenna de Freitas Pinto
  • Aldemir Bezerra Santos
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

A Educação Física Escolar(EFE), desde o ano de 2020, precisou se adaptar com o Ensino Remoto(ER). Mesmo com o distanciamento, a EFE continua com o objetivo de promover a autonomia e reflexão crítica diante das práticas corporais como elementos da cultura corporal de movimento. Neste contexto, as aulas de EFE em uma escola pública de Fortaleza-CE tiveram a colaboração de bolsistas da Residência Pedagógica (RP) que, no início do ano letivo de 2021, implementaram a estratégia do planejamento participativo (PP) com os/as alunos/as. Com isto, este estudo tem o objetivo de relatar a vivência dos/as residentes com o PP na disciplina de EFE no contexto de ER, identificar seus avanços, conquistas e pontos a melhorar durante o percurso de um semestre letivo de intervenção na escola-campo. O trabalho é de caráter qualitativo em formato de relato de experiência e apresenta o acompanhamento de cerca de 90 alunos/as do ensino médio público de Fortaleza, em suas aulas remotas - pelo Google Meet - juntamente com o professor-preceptor da RP. Os registros foram feitos a partir da interação por vídeo, áudio e pelo chat da plataforma. Foram observados que além dos momentos de interação nas aulas síncronas foram inseridas estratégias que despertassem a curiosidade e o interesse dos/as estudantes como: slides mais interativos com linguagem acessível e o uso de memes, tarefas com pesquisas sobre casos da atualidade, além de abordar nas aulas conteúdos temáticos escolhidos por eles/as na elaboração do PP. Até então, a experiência tem sido exitosa. Estudantes que sequer escreviam no chat começaram a escrever, outros/as passaram a falar mais por áudio e alguns que começaram a interagir mais vezes e não apenas os/as mesmos que sempre participavam. Com isso, refletimos sobre nossa intervenção e percebemos o quanto ainda podemos evoluir, mas constatamos que já avançamos consideravelmente para melhorar os processos de ensino e aprendizagem desses/as estudantes no ER na Educação Física.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica