PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Bruna Falcao Braga
  • Maria Ednilza Oliveira Moreira
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

É notório que as práticas de ensino são essenciais para a formação do docente, visto que firmam a teoria adquirida. Logo, para evidenciar tal realidade, o objetivo deste trabalho é relatar as vivências de ensino de uma bolsista que participou da execução, no âmbito virtual, das atividades elaboradas pelo subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica, tanto nas reuniões internas quanto na escola-campo, uma escola pública em Fortaleza. Com efeito, no Programa Residência Pedagógica foram delineados três vieses teórico-metodológicos: estudo de textos teóricos; oficinas de didatização do gênero oral, escrito e multimodal; e oferta de um curso sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para alunos do ensino médio da escola. Sobre o primeiro, o foco voltou-se para o estudo das concepções de leitura e suas aplicações no ensino e para as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de leitura, de gêneros textuais e para a produção de sequências didáticas. Acerca do segundo, eu e os bolsistas ministramos oficinas sobre sequências didáticas de aulas de leitura com gêneros orais e multimodais e sobre o gênero textual carta, junto a atividades de produção textual, ancorados nos textos teóricos. Por fim, sobre o terceiro, também ofertamos semanalmente um curso sobre a redação do ENEM para a escola, com aulas e resolução de exercícios. Desse modo, essas atividades resultaram em uma maior compreensão sobre como aliar o conteúdo teórico às práticas de ensino, tornando o processo de formação de docentes mais proveitoso. Além disso, o resultado da oferta do curso na escola também foi positivo, pois os discentes responderam os exercícios corretamente na maioria das vezes. Portanto, conclui-se que as práticas de ensino aprimoraram o agir docente da bolsista, visto que se aliaram à teoria, ratificando a importância dessa união, e que a oferta do curso viabilizou o aprendizado dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica