RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
A Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo mais específico desenvolver um programa de formação inicial dos alunos da licenciatura em física para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, por meio de uma abordagem colaborativa e da participação ativa na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem, em uma reflexão crítica e de articulação teórico-prática sobre o fenômeno educativo. O projeto adotado na (RP) está voltado para Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Neste sentido, fizemos uma sequência didática que foi elaborada por residentes, preceptores e o docente orientador que será aplicada em sala de aula. A ABP é uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações-problema. Essa é uma metodologia inovadora que vem sendo utilizada com bastante sucesso mundo afora, especialmente no ensino das áreas de saúde e engenharia. No decorrer do projeto, aprimorei meu conhecimento teórico sobre aspectos da didática das ciências, especialmente da Física, especialmente no que diz respeito à metodologia da ABP. Neste sentido, elaboramos resumos de textos e trabalhos acadêmicos sobre a ABP. Discutimos todos estes textos em reuniões semanais com o Preceptor e, quinzenalmente, com todos os bolsistas da RP. O trabalho coletivo do grupo de bolsistas permitiu a discussão mais aprofundada de ideias e concepções pedagógicas da ABP. Paralelamente, comparamos de forma ativa (observação direta) a relação entre teoria e prática profissional docente de maneira remota, por conta da pandemia da COVID-19. Estamos na fase final da elaboração da sequência didática da ABP, onde simulamos sua aplicação em reuniões coletivas. Iremos aplicá-la. Quanto às nossas atividades de regência de sala de aula, iremos propor aulas que contemplem as competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Até o presente momento, a RP fez-me ter uma visão mais ampla do papel de um professor.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.