UMA ABORDAGEM SOBRE A BNCC E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica - RP é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e pretende induzir o aperfeiçoamento da formação de futuros professores, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica e desenvolver uma formação inicial dos alunos das licenciaturas para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. O programa visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática, como promover a adequação da BNCC e fortalecer e ampliar a relação entre residentes e as escolas públicas, fortalecendo o papel das redes de ensino na formação de futuros professores por meio de uma abordagem colaborativa e da participação ativa na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem. Com realizações de reuniões semanalmente, sendo elas coletivas ou com o Preceptor da escola conveniada, discutimos a BNCC por meio de debates baseados em leituras de textos. Destes estudos, consideramos que a BNCC preconiza transformar as aulas em um ambiente de problematização. Neste sentido, houve um novo debate para elaborar uma sequência didática baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP. metodologia ativa que visa uma aprendizagem por meio da resolução de situações problema. Assim, tivemos períodos de estudo sobre a ABP, discussão, elaboração e teste de uma sequência didática. Esta sequência será aplicada em sala de aula em setembro e irá tratar de problemas relacionados à eletricidade, focados na realidade dos alunos das escolas conveniadas. Esperamos assim que nossos alunos consigam resolver seus problemas e articular os conhecimentos da física em sua realidade. Os resultados dos testes da aplicação da sequência entre os bolsistas são positivos e indicam que a aplicação da ABP por meio da sequência didática proposta será exitosa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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