BIOTECH4LIFE: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS BIOTECNOLÓGICOS

Autores

  • Levi Ribeiro Silva
  • Mariana Palmeira Manso
  • Caio Ícaro Costa Barros
  • Bella Giselly Torres Alves
  • Vânia Maria Maciel Melo
  • Denise Cavalcante Hissa

Resumo

A geração de resíduos que contaminam o meio ambiente é comum para muitos empreendimentos, sendo necessário uma correta destinação destes resíduos ou transformação em descartes que sejam biocompatíveis. Motivada por essa problemática, a empresa Biotech4life Solucoes Ltda foi criada com a missão de entregar soluções ambientalmente mais eficientes e sustentáveis baseadas em produtos biotecnológicos criativos, inovadores e customizados, visando à satisfação do cliente. Atualmente, o principal produto da empresa é composto por um consórcio de bactérias para hidrólise de resíduos de camarão (cascas e cabeças), voltado para o processamento desses resíduos em produtos de valor agregado, tais como quitina, proteínas e pigmentos. Vale ressaltar que a alta produção de camarão no Ceará e no Brasil resulta em um resíduo que perfaz aproximadamente 50% do peso do animal, o que torna esse produto muito promissor. O modelo de negócios da empresa se baseia em negócios B2B (business-to-business), no qual o empreendimento contrata os serviços de tratamento de resíduos de camarão e, a partir disso, o produto e o treinamento necessários para o manuseio do mesmo são providenciados pela Biotech4life. O faturamento consiste em um contrato que estabelece os valores a serem recebidos pelo desenvolvimento e estabelecimento do fluxo operacional na empresa cliente somado a valores a serem recebidos na forma de royalties com a venda dos produtos gerados pelo processo biotecnológico desenvolvido. Apesar dos avanços em pesquisas e em contratos com outros estabelecimentos para um eventual ampliação das áreas de atuação, o produto ainda se encontra em fase de testes e desenvolvimento do mínimo produto viável (MVP), encontrando-se em um nível de maturidade TRL7. No momento presente, a Biotech4life mantém o foco na validação da sua principal proposta atrelado ao desenvolvimento de novos produtos, tendo como clientes-alvos todos aqueles ávidos por tecnologias inovadoras, mais eficientes e sustentáveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação