ECOLIFE

Autores

  • Petrucio de Carvalho Neves Filho
  • Alice Maria Silva de Carvalho
  • Natália da Silva Guimarães
  • Thiago Werlley Bandeira da Silva

Resumo

A agricultura constitui historicamente um segmento de grande importância para a economia brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea em parceria com CNA, teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a previsão do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) para 2021 é de R$ 1,032 trilhão, o que representa 12,1% acima do obtido em 2020. Ainda de acordo com o IBGE 76,8% estabelecimentos rurais do Brasil foram caracterizados como pertencentes à agricultura familiar. Sabendo disso, pode-se dimensionar a importância da agricultura familiar para a economia. Entretanto, o serviço de assistência técnica e extensão rural, que constitui um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural, ainda é escasso principalmente se tratando do acesso da agricultura familiar a esse serviço. Desta forma, a Ecolife, uma startup B2G (Business to Government) que tem como objetivo levar a inovação e assistência técnica para a agricultura familiar, prestando um grande suporte aos pequenos produtores rurais. O produto oferecido para esta finalidade, é um sensor que mede os principais nutrientes do solo, que através de um aplicativo com assistente de voz indicará qual o plantio mais adequado para o tipo de solo encontrado no terreno do produtor. Como a startup fisa os agricultores de baixa escolaridade e pouco conhecimento tecnológico, na qual usa apenas métodos, passados de geração a geração, de observação do solo que na maioria das vezes acaba não tendo um plantio. Logo, o sensor dará um maior controle dos nutrientes, para que possa manter sempre uma boa qualidade do seu plantio. E como são agricultores de baixa renda, a startup Ecolife, conta com o modelo de negociação B2G, na qual será vendido os serviços para o governo e ele se encarregará de distribuir o produto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação