JITI MODA ÍNTIMA INCLUSIVA

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Moreira
  • Helena Beatriz Ferreira Norte
  • Jéssica Maria Alves de Sousa
  • Helena Stela Sampaio

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a Jiti - Moda Íntima Inclusiva, desenvolvido para o programa Empreende UFC. Projeto de empreendedorismo social com 2 frentes de ação: promoção de emprego às mulheres com a produção e venda de peças; promoção da autoestima das clientes por meio da inclusão e representatividade de corpos femininos reais e valorização da cultura nordestina. O Objetivo Geral: promover o empoderamento e igualdade de gênero de mulheres em Fortaleza - Ceará incentivando a ocupação de cargos de liderança e emprego pleno e produtivo. Os Objetivos Específicos desenvolvidos pelos ODS da ONU: 5° promover o fim da discriminação contra mulheres pela inclusão e representatividade de mulheres reais; Garantir participação e igualdade de oportunidades para liderança pela ocupação majoritária dos cargos de liderança por mulheres; Promover o empoderamento das mulheres pelo uso de tecnologias de informação e comunicação, utilizando publicações de conscientização no Instagram e Facebook da loja. 8° Alcançar o emprego pleno, produtivo e trabalho decente para mulheres da cidade de Fortaleza, com 10% de pessoas com deficiência no time de funcionárias. 12° Reduzir a geração de resíduos por meio da prevenção utilizando embalagens e etiquetas biodegradáveis ou recicláveis, incentivando a reciclagem. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas dos temas ligados a empreendedorismo e empreendedorismo social, produção de moda íntima no Brasil e no Ceará. Utilizou-se entrevistas abertas e fechadas para análise de hipóteses e definição dos segmentos de clientes. Os resultados apresentados comprovaram resposta positiva dos segmentos: mulheres gordas e LGBTQIA+, com apelos para representatividade no marketing da moda íntima, aumento das peças de lingeries, e criação de peças sensuais para mulheres de tamanhos maiores. O público composto por mulheres cis com medidas corporais fora e a grade de tamanho tradicional apelou pela venda de peças de conjunto avulsa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação