O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO LIVRE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Isabella de Lima Nantua
  • Ana Maria Cláudia Costa Maia
  • Maria Ariane Cardoso da Rocha
  • Robson Carlos Loureiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever o espaço digital de Formação de Professores no contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e como acontece o processo formativo. O problema se vincula ao uso limitado das TDICs na formação continuada dos professores em geral e na sua integração direta na prática docente. Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivência on-line em espaço livre de formação em 2021, realizado com 21 professores, docentes de ensino superior, de diversos cursos da UFC. A coleta dos dados ocorreu pelo cadastramento qualitativo e quantitativo de postagens realizadas na plataforma do Google Groups, pelos participantes entre maio e agosto de 2021. A análise ocorreu pela leitura e interpretação dos dados organizados em planilhas eletrônicas de forma estatística. Os resultados mostraram um total de 149 mensagens enviadas pelos participantes, registrando a maior porcentagem de interação no mês de maio, totalizando 66% das mensagens enviadas. A lista teve em média 30 mensagens notificadas por mês. As mensagens trocadas pelos participantes tratavam sobre informações a respeito do uso das TDICs na docência, com dados atuais e com possibilidade de aplicação direta em sala de aula, a partir do compartilhamento de links e aplicativos disponíveis na internet. Os dados obtidos são relevantes para dar continuidade ao espaço continuado de formação de professores a fim de realizar mudanças significativas na docência e impulsionar as interações na plataforma, contribuindo com o estudo e com a formação continuada e em serviço dos professores participantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação