SOFTWARE PROTEASY: FERRAMENTA DIGITAL DE ENSINO EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Camila de Oliveira LÔbo
  • Islla Ribeiro Pinheiro
  • Fernanda Carvalho
  • Vanessa Mayara dos Santos Silva
  • Thais de Freitas Sena Farias
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

A prótese parcial removível a grampo (PPRG) é uma prótese dental (PD) que repõe perdas parciais reestabelecendo funções orais como mastigação, estética e fonética. O correto planejamento desta PD é essencial para o sucesso do tratamento e exige treinamento acadêmico prático-laboratorial de excelência. As universidades dedicam centenas de horas de treinamento de estudantes utilizando milhares de modelos de gesso e/ou papel e caneta para a simulação de planejamentos de casos clínicos o que torna o aprendizado lento e limitado. Neste contexto, o Proteasy é uma alternativa inovadora que propõe por meio digital a possibilidade da simulação infinita de casos, o que torna mais rápido e estimulante o aprendizado além de agregar sustentabilidade e baixo custo às universidades . O software proporciona ao usuário o uso de ferramentas virtuais que simulam os componentes da PD, planejamentos salvos, ilimitadas possibilidade de casos clínicos, informações sobre componentes e suas principais indicações. Dessa forma, o presente trabalho busca apresentar o software como uma inovadora ferramenta de ensino que pode ser implantada em Universidades. Durante a jornada do Programa Empreende UFC foi realizada a validação do problema e hipóteses foram confirmadas: os alunos tem dificuldade de aprender a planejar PPRG’s; Os componentes são os que mais geram dúvidas; E a falta do treino prejudica o aprendizado. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia em 2018 existiam cerca de 412 faculdades de odontologia, as quais são o público-alvo do Proteasy, demonstrando ser um mercado promissor. Trata-se de um modelo de negócio B2B, que oferece uma ferramenta de ensino-aprendizagem por meio de uma licença anual, disponibilizado para acesso em computadores e smartphones. A solução foi validada em uma pesquisa sobre a usabilidade do software com alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará e com professores doutores em PD de faculdades de odontologia do Ceará.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação