ANÁLISE DA PERPEEPCTIVA INCLUSIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DOIS CURSOS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO

Autores

  • Antonio Alex Dayson Tomaz
  • Maria Alexsandra Tomaz
  • Fernanda Claudia Araujo da Silva

Resumo

Garantir o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência à educação, à profissionalização e ao mercado de trabalho é dever do Estado, da sociedade e da família. Políticas públicas inclusivas voltadas para a educação profissional e tecnológica constituem-se importantes instrumentos que favorecerem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com uma participação ativa e autônoma na sociedade. O planejamento e a realização de atividades práticas em laboratórios ou em campo de forma acessível e inclusiva que permitam a participação das pessoas com alguma condição de deficiência ainda se constitui um grande desafio para muitas instituições de ensino técnico. O intuito deste trabalho foi investigar e refletir a perspectiva inclusiva no Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente e do curso Técnico em Química, de nível médio, ofertados por uma instituição de ensino técnico do Ceará. Utilizou-se como metodologia a consulta documental e a revisão bibliográfica narrativa numa abordagem qualitativa. Observou-se que o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente não apresentava elementos que tratassem da questão inclusiva para as pessoas com alguma condição com deficiência. O Projeto Pedagógico do curso Técnico em Química caracterizava-se por considerar a necessidade de garantir acessibilidade física, comunicacional, tecnológica e pedagógica a todos os estudantes do curso. Entende-se que a efetivação de uma educação profissional inclusiva depende de vários fatores. Dessa forma, a construção de um Projeto Pedagógico de Curso numa perspectiva inclusiva contribui para que o planejamento da prática docente e das políticas públicas inclusivas da instituição de ensino materializem-se de forma mais efetiva para as pessoas com alguma condição de deficiência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC