AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO CURSO DE LÍNGUA INGLESA DA CASA DE CULTURA BRITÂNICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marcos Norelle Ferreira Victor
  • João Welliandre Carneiro Alexandre
  • Sueli Maria de Araujo Cavalcante

Resumo

Uma das preocupações das instituições de ensino tem sido oferecer serviços de qualidade através de consultas avaliativas destinadas aos seus alunos e professores. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade dos serviços oferecidos pelo curso de língua estrangeira da Casa de Cultura Britânica de uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, na qual os dados foram coletados através das perspectivas dos usuários e que envolvem suas percepções dos serviços voltados às cinco dimensões da qualidade da escala Servqual: Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza, Segurança e Empatia. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários: um voltado para o grupo de alunos e outro para o de professores, ambos com o propósito de avaliar as percepções em relação às 22 variáveis presentes nas cinco dimensões da qualidade. Os resultados mostraram que, na perspectiva dos docentes, apenas a dimensão Tangibilidade obteve uma pontuação inferior a 4 pontos, influenciada pelo baixo resultado do atributo “Sua instituição de ensino possui equipamentos modernos como laboratórios, aparelhos de som, etc.” No tocante às outras dimensões e atributos, o grau de satisfação foi positivo. A dimensão Segurança obteve 4,89 pontos, com destaque para os atributos “As informações passadas por professores e pessoal administrativo de sua instituição de ensino possuem credibilidade”, e “O pessoal administrativo e os professores de sua instituição de ensino possuem o conhecimento necessário para o desempenho de suas funções”. Quanto aos alunos, todas as dimensões obtiveram grau de satisfação superior a 4 pontos. Ao se analisar o grau de satisfação de uma maneira geral, envolvendo docentes e discentes da Casa de Cultura Britânica da Instituição em análise, observa-se que ambos estão satisfeitos, uma que vez atingiu, em média, grau de satisfação 4,6, considerado bastante elevado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC