CURSO - A AUDIODESCRIÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS: O ACESSO À INFORMAÇÃO NOS ACORDES DA INCLUSÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • IonÉlito Costa de Oliveira
  • Clemilda dos Santos Sousa
  • Geovanice Maria Anselmo da Silva
  • Giordana Nascimento de Freitas
  • Fernanda Claudia Araujo da Silva

Resumo

Com o aumento do número de matrículas de estudantes com deficiência no ensino superior, em especial a partir da efetivação do Sistema de Cotas, ações que visem a promoção da política de inclusão deste público na universidade se fazem extremamente necessárias. Neste contexto, a Universidade Federal do Ceará tem lançado mão de ações e estratégias que visem ao alcance da citada promoção, contribuindo para o respeito às diferenças e à diversidade. O presente estudo pretende descrever a vivência adquirida através do planejamento e realização do Curso “A Audiodescrição em Tempos Pandêmicos: O Acesso à Informação nos Acordes da Inclusão”, ocorrido entre 19/02 e 16/03 de 2021, com carga horária de 20h/a, de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. O curso foi fruto de parceria entre Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência/BU e Divisão de Produção de Material Acessível/Secretaria de Acessibilidade. Participaram do planejamento 2 servidores técnicos: 1 Bibliotecário e 1 Técnico em Assuntos Educacionais. Ao todo, participaram do curso 08 estudantes e 01 técnico: os estudantes de diferentes cursos de graduação, sobretudo dos cursos de Música e Engenharia Ambiental; e o servidor do Labomar, que em comum, conviviam com pessoas com deficiência visual em seu fazer acadêmico/profissional diário. Ao final, foi aplicado questionário de avaliação do curso, com 7 questões que buscavam compreender a percepção dos participantes quanto a: 1. Relevância dos conhecimentos técnicos; 2. Organização; 3. Recursos tecnológicos utilizados; 4. Metodologia aplicada; 5. Carga horária; 6. Tecnologias utilizadas e 7. Autoavaliação. As respostas ao formulário, de modo geral, mostraram que os participantes entenderam a experiência como exitosa, reconhecendo: a. A importância da ação para a inclusão na universidade e; b. a audiodescrição enquanto importante recurso de acesso à informação imagética tão presente na literatura científica e nas atividades pedagógicas do cotidiano acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC