LEI DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC): AVALIAÇÃO DOS SEUS IMPACTOS

Autores

  • Adriana Castro Araujo
  • Wagner Bandeira Andriola

Resumo

A Lei de Cotas é uma ação afirmativa que visa democratizar o acesso às IFES. O objetivo do estudo foi avaliar os impactos dessa lei na UFC sobre a nota média dos ingressantes; o índice de rendimento acadêmico (IRA) e a taxa de evasão; e a Taxa de Sucesso da Graduação (TSG) dos cursos. Optou-se por avaliar o impacto pelo método da Série Temporal Interrompida, considerando o período anterior e posterior à Lei de Cotas. No período posterior, fez-se uso do método de grupos de controle não equivalentes para comparar o desempenho de cotistas e não cotistas. Após as análises, constatou-se que a nota média dos ingressantes diminuiu significativamente após a Lei de Cotas. Ao comparar a média de cotistas e não cotistas, foi possível atribuir a diferença encontrada à Lei de Cotas. O fato constata a necessidade de manter vigente a Política Afirmativa, para tornar o acesso ao Ensino Superior mais democrático. Verificou-se a inexistência de diferença significativa entre a média do IRA antes e depois da Lei de Cotas, bem como entre cotistas e não cotistas. Concluiu-se que as cotas não impactaram na média do IRA e, portanto, a diferença existente na nota de ingresso entre cotistas e não cotistas é superada no processo formativo. Não se identificou diferença na taxa média de evasão antes e depois da lei. No entanto, identificou-se que os cotistas apresentaram taxas de evasão significativamente superior aos não cotistas. Concluiu-se que as cotas impactam negativamente sobre a taxa de evasão da UFC. A TSG após à Lei de Cotas foi significativamente inferior quando comparada ao período anterior à lei. Verificou-se que a TSG dos cotistas é inferior a dos não cotistas. Constatou-se que as cotas impactaram negativamente sobre a TSG. Concluiu-se que a Lei de Cotas não está sendo tão efetiva no contexto da UFC. É necessário investigar as causas do insucesso acadêmico dos cotistas, visto que o ambiente universitário pode ser o principal causador desse insucesso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC