O USO DE ESTRATÉGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Marcia Baima Taleires de Vasconcelos
  • Maria Valdênia Falcão do Nascimento
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

As estratégias interativas constituem recurso didático rico e valioso para o processo de ensino-aprendizagem de segunda língua, especialmente, por contribuírem para a criação de um ambiente descontraído, no qual professor e alunos interagem com maior espontaneidade, reduzindo bloqueios emocionais e acentuando as trocas verbais. Dessa forma, propicia-se aos alunos um contato com a língua meta em seus aspectos linguístico, sintático, semântico e fonético, facilitando a colaboração entre os pares e oportunizando a aprendizagem da expressão oral. Este trabalho tem por objetivo geral propor uma reflexão sobre o papel das estratégias de interação no processo de ensino-aprendizagem da expressão oral em Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), bem como, analisar as estratégias mais recorrentes em sala de aula para o ensino dessa habilidade. No tocante aos objetivos específicos, espera-se: 1) identificar quais são as estratégias interativas geralmente utilizadas na sala de aula de Espanhol como Língua Estrangeira; 2) refletir sobre a importância das estratégias de interação para a aprendizagem da expressão oral e 3) examinar a ação pedagógica do professor de ELE na utilização dessas estratégias interativas. No que concerne ao aspecto metodológico, a pesquisa em pauta é de natureza qualitativa, é exploratória e descritiva com vista aos objetivos e é bibliográfica no que diz respeito à coleta de dados. Quanto aos fundamentos teóricos, apoia-se nos referenciais de Krashen (2009) e Vygotsky (2010). Os resultados apontaram que o papel das estratégias de interação no ensino da Língua Espanhola é o de ferramenta, instrumento, técnica ou meio facilitador da aplicação didático-metodológica do plano de ensino. As estratégias socioafetivas foram indicadas pela literatura como as mais recorrentes na sala de aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC