PROGRAMA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA DA PRAE/ UFC (BIA) – ACOMPANHAMENTO AO EIXO DE ATUAÇÃO ACOLHIDA AO RECÉM-INGRESSO NO ANO DE 2020

Autores

  • Viviane Vicente Queiroz
  • Clara Maria Holanda Silveira
  • Gleiciane Viana Gomes
  • Priscila Gonçalves Marinho

Resumo

O Programa de Iniciação Acadêmica é constituinte do Programa de Assistência Estudantil da UFC, e tem como principal fonte financiadora o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto 7.234/2010). Objetiva propiciar aos estudantes de cursos presenciais de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, preferencialmente os de semestres iniciais, os meios para sua iniciação ao ambiente e às atividades universitárias de modo a garantir a sua permanência, desempenho acadêmico satisfatório e evitar a retenção e a evasão. Este trabalho tem por objetivo socializar os resultados advindos do acompanhamento junto ao Eixo Acolhida aos Recém-Ingressos durante o ano de 2020. Os bolsistas foram os interlocutores da pesquisa e os dados coletados são provenientes de suas respostas ao formulário mensal de acompanhamento. Tendo a natureza quantitativa e qualitativa e utilizando a técnica da pesquisa documental, após a tabulação e análises dos dados, apresentou os seguintes resultados: Alta adesão ao formulário de frequência e avaliação mensal; Avaliação satisfatória do Programa pela grande maioria dos bolsistas; Participação ativa dos estudantes nas escolhas dos temas discutidos e alta taxa média mensal de mesclagem de atividades. Conclui-se que houve ótima adesão ao novo formato do Programa de iniciação Acadêmica, e maior aproximação entre equipe e estudantes, permitindo a identificação das principais dificuldades dos bolsistas, em especial aquelas apresentadas em virtude do contexto pandêmico, tais como: oferta de ensino remoto, ambientes não propícios aos estudos, acesso precário a serviços de internet de qualidade e organização do tempo para administração das atividades remotas. Ressalte-se também a criação de estratégias que permitiram amenizar tais questões e aprimorar o processo de acompanhamento da Bolsa, visando maior adaptação ao meio acadêmico e preparação para inserção futura nos demais projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC