VIVÊNCIAS DE FESTEJOS JUNINOS DE FORMA REMOTA COM CRIANÇAS DA UUNDC

Autores

  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) determinam a promoção do acesso à cultura por meio de experiências significativas para as crianças. Cultivar aspectos culturais faz parte da Proposta Pedagógica da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), que reconhece os festejos juninos patrimônio cultural, que as crianças vivenciam como aspecto integrante da formação da identidade. As festas juninas são comemoradas na UUNDC a fim de valorizar a cultura nordestina e costumam ocorrer no parque, reunindo crianças, famílias, professoras e funcionárias em clima de alegria, colorido e animação. Este relato mostra como as crianças da turma Infantil 5B vivenciaram os festejos juninos de modo remoto, durante a pandemia do Coronavírus, enquanto as interações ocorriam por meio de Encontros Online via Google Meet. O protagonismo das crianças indicou como vivenciar o “clima junino” de forma remota. No início de junho, as crianças “entraram” nas reuniões vestidas a caráter, comendo milho, fazendo menção às festas juninas e relatando que estavam enfeitando seus lares. Diante disso, a professora, a bolsista de extensão e o estagiário de Música/UFC planejaram propostas atrativas. Ao longo do mês, as crianças participaram dos encontros remotos caracterizadas com adereços juninos, degustaram comidas típicas, mostraram cenários de suas casas decorados por elas. Propusemos leitura de histórias de tema junino, desenho, confecção de bandeirinhas, brincadeiras, jogo da memória sonoro com instrumentos musicais, bingo, música e dança. Como resultados, foram observados o apoio das famílias e o envolvimento das crianças com entusiasmo. Apesar da distância física, com um espírito de resiliência e resistência, foi possível nutrir afetos e, pedagogicamente, contribuir para as aprendizagens das crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC