A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EEMTI ROMEU DE CASTRO MENEZES SOBRE AS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Graziele Sofia Cabral Costa
  • Samille Eufrásio Rocha
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

O Novo Ensino Médio é uma reforma curricular desta etapa da educação básica que altera os projetos políticos pedagógicos das escolas com a divisão dos conhecimentos em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF). Com esta mudança, os estudantes terão que optar, entre os itinerários disponíveis, qual área de conhecimento vão aprofundar durante o ensino médio e seguir em seu projeto de futuro. Portanto, esta pesquisa procurou analisar a percepção dos estudantes de uma escola em tempo integral sobre as mudanças decorrentes do Novo Ensino Médio. A metodologia empregada foi a aplicação de um questionário on-line, por meio da Plataforma Google Formulários, com estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Romeu de Castro Menezes, situada em Caucaia, Ceará. A divulgação do formulário ocorreu durante as aulas de Sociologia no mês de agosto de 2021 e as questões abordaram as preferências dos jovens em relação às áreas de conhecimentos, a percepção de ter que fazer a escolha por um itinerário formativo, as informações sobre o ingresso na universidade e a visão sobre disciplinas que ajudam no projeto de futuro. Os resultados obtidos a partir da participação de 88 estudantes mostraram que a Formação Técnica Profissional, se implementada, teria uma boa recepção entre eles. Os entrevistados veem como benéfico decidir sua profissão ainda no ensino médio, por sua vez, 65,9% deles não se consideram bem informados sobre o ingresso na universidade. Na parte diversificada do currículo, o Projeto Professor Diretor de Turma é considerado o componente que mais tem contribuído para dar sentido à vida dos estudantes, planejar o futuro e tomar decisões. Concluímos que a escola precisa realizar mais ações que promova informações sobre como ingressar na universidade, bem como discussões sobre mercado de trabalho e escolha profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio