EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERFACE COM A ODONTOLOGIA: AÇÃO ESTRATÉGICA COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX DE AZEVEDO– FORTALEZA/CE.

Autores

  • Karina Alves Cavalcante
  • Ana Carolina da Silva Saraiva
  • Ana Alicia Sales Ricardo
  • Adília Mirela Pereira Lima Cid
  • Fabio Wildson Gurgel Costa

Resumo

Por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), a inserção de alunos do Ensino Médio da Escola Félix de Azevedo no contexto da pesquisa científica tem ocorrido desde o ano de 2018 (Editais 2018-2019 e 2019-2020). Nesse cenário, o objetivo do presente projeto foi realizar uma ação estratégica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo acerca da educação ambiental e sua interface com a Odontologia. Para tanto, foram realizadas atividades sob o protagonismo do aluno do ensino médio durante um período de 12 meses, divididas em duas etapas. Todas as etapas foram supervisionadas diretamente pelo orientador do projeto, bem como tiveram a participação de uma equipe composta por alunos de pós-graduação e de iniciação científica na graduação com o objetivo de melhor dar suporte às atividades previstas no plano de trabalho do bolsista a ser selecionado. A etapa 1 consistiu na realização de oficinas temáticas de aprendizagem teórico-práticas a serem divulgadas entre os alunos do ensino médio da escola escolhida, aliadas a elaboração de material didático, sendo que as oficinas abordarão temas relacionados a educação ambiental. Além disso, nessa fase, o material foi divulgado utilizando tecnologias de informação sob a ótica dos alunos. A etapa 2 consistiu na realização de uma análise situacional sobre conhecimentos e atitudes acerca da temática educação ambiental, descarte de líquidos utilizados no processamento radiográfico e sobre os impactos de procedimentos clínicos que envolvem a troca de amálgama com alunos do primeiro ano do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Os resultados desse projeto reforçam a necessidade do estudo sobre a educação ambiental tanto no ensino médio como no ensino universitário, notadamente no curso de graduação em Odontologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio