ACESSO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO COGNITIVO DE DISCIPLINAS DE GEOMETRIA PROJETIVA NO CENTRO DE TECNOLOGIA

Autores

  • Eugenio de Castro
  • Cely Martins Santos de Alencar
  • Luana Marques de Souza
  • Marcos Antonio de Lemos Paulo
  • Samuel Bandeira de Oliveira
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

A pandemia da Covid-19 promoveu uma mudança na modalidade do ensino presencial para a forma remota. Nesse cenário, surgiram novos desafios na estruturação de aulas, na produção extra de material de apoio, adoção de ambientes virtuais de ensino e adaptação das práticas de laboratório (CAD, BIM, SIG e CIM). Pesquisas socioeconômicas aplicadas às turmas de 2020/2021 evidenciaram que 27,5% dos alunos não possuíam computadores ou notebooks com a principal limitação para a execução dos trabalhos como hardware, acesso à internet associados principalmente a condições socioeconômicas. Isso motivou um grupo de professores e bolsistas da UFC/IFCE, aliados gestores do CT/UFC na criação de um grupo de Trabalho sobre Biossegurança a construírem um documento balizador para uso de laboratórios, de forma remota/híbrida, que atendesse a tais demandas. Objetivando, surge o primeiro esforço no sentido de oferecer o acesso aos laboratórios, tendo como exemplo, o LMi, Laboratório de Modelagem da Informação, realizando testes de controle de área de trabalho através de PC e smartphones, viabilizando tal proposta. Para isso, foi efetuado um levantamento das máquinas, identificando eventuais falhas (hardware e softwares), sucedendo com a configuração das máquinas. Os testes revelaram um ótimo desempenho de acesso em conexões de 50-100 MBps, para distâncias de até 600 km com baixas latências com a disponibilização do acesso posterior aos alunos. Em termos pedagógicos, estas ações possibilitam a otimização do tempo, a forma e o potencial de virtualização de máquinas e simulações remotas. Como proposta futura, espera-se avançar com o Grupo de Pesquisa entre o LabCAD/IFCE Fortaleza e o LMi/DIATEC/UFC, na investigação de uma plataforma comum de testes em suas unidades acadêmicas do interior do Estado do Ceará, evoluindo para um ambiente computacional que melhore a gestão de acesso, prospectando um projeto mais robusto de datacenter para a tecnologia denominada CAD-Labs.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação