AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM): REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA

Autores

  • LuÍs Felipe da Costa Monteiro
  • Antônio Marcelo Araújo Bezerra
  • Francisca Iandra Nascimento
  • Josely Araujo Primo
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Visando uma reconstrução de conceitos tecnológicos para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e profissional (práxis) do professor que leciona matemática nos anos iniciais, objetivamos melhorar a interação entre a graduação e a pós-graduação, mediante a solução dos déficits na formação inicial e continuada de conceitos matemáticos. Destacamos a inserção de um Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM) como espaço formativo. Como referenciais teóricos, tomamos como base os pressupostos da metodologia Sequência Fedathi, os escritos de Raford (Teoria da Objetivação), Bernstein (Dispositivo Pedagógico), bem como os estudos desenvolvidos por Santos (2006), Lévy (2008), Santana (2011) e Andrade (2014). Buscando a formação de profissionais crítico-reflexivo em suas práticas metodológicas e a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos foram desenvolvidos, ao longo do ano, leituras, encontros virtuais com debate de textos e a realização de ciclo de oficinas e apresentações pelo grupo de graduação com participação de integrantes da pós-graduação. Por fim, em parceria com bolsista PIBIC/CNPq, foi desenvolvido uma oficina voltada para a educação matemática com a utilização da ferramenta didático-pedagógica, GeoGebra. Como resultado, todas as atividades, compõem um banco de dados conectado ao LAVEM, apresentando-se como um meio que proporciona dentre outras possibilidades: a capacidade de interação entre os agentes dos processos de ensino e aprendizagem, um ambiente de interação entre graduandos e pós-graduandos objetivando a formação continuada e o aprimoramento de suas práticas docentes quanto ao acesso à variedade e quantidade de informações que os meios tecnológicos propicia. Logo, consideramos que a utilização de recursos tecnológicos no âmbito educacional, corrobora com a perspectiva de uma formação interdisciplinar e multiprofissional sendo relevante o desenvolvimento de ações que buscam promover a integração da tecnologia com a formação inicial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação