AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM): REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA

Autores

  • Francisca Iandra Nascimento
  • Giovanna Azevedo de Moura Venâncio
  • Luís Felipe da Costa Monteiro
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

As pesquisas educacionais, em geral, demonstram uma inquietação com a formação e os desafios enfrentados pelos professores. Desse modo, o Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM) surge com a proposta de analisar a formação de professores, criando diálogos entre graduação e pós-graduação e buscando entender as contribuições dessa interação para as melhorias na formação docente. Com o foco no ensino da matemática, os estudos do LAVEM são embasados na Sequência Fedathi (metodologia de ensino), nos pressupostos de Bernstein (dispositivo pedagógico), em Radford (Teoria de aprendizagem), entre outros. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo e as ações propostas para os bolsistas durante a vigência da bolsa são: leituras, participações nos fóruns de discussões acerca dos textos estudados, apresentações como mecanismos de inserção das tecnologias digitais à realidade dos graduandos e pós-graduandos por meio de oficinas e minicursos via remoto. Os resultados iniciais apontam a necessidade de que cada vez mais se subsidie a formação docente por meio de tecnologias digitais. Assim, esperamos que as ações propostas colaborem para que os pesquisadores colaborem com a formação dos professores para superação das dificuldades em relação ao uso das tecnologias digitais, visando a promoção das práticas metodológicas online mais conscientes, da sua ação docente dentro e fora da sala de aula por meio de recursos digitais on-line e offline, que promovam o desenvolvimento de seus próprios materiais curriculares digitais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação