DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM POCKET GUIDE SOBRE A EAD ONLINE E SUAS FERRAMENTAS EM FORMATO DE APLICATIVO MÓVEL

Autores

  • Paulo Costa dos Santos
  • João Victor Sampaio da Silva
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

Com o atual cenário da pandemia do COVID19, as Instituições de Ensino Superior viram-se obrigadas a adaptarem suas metodologias de ensino para o formato remoto online. Diante do exposto, surge com urgência a necessidade de formação adequada de professores e alunos ao novo modelo de ensino. A partir disso, foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional móvel no formato de um pocket guide que tem como objetivo apoiar às atividades acadêmicas remotas através da Educação a Distância (EaD) online e suas ferramentas, com conteúdos em diferentes mídias. Os principais usuários são professores e alunos do Ensino Superior da Universidade Federal do Ceará. O desenvolvimento se deu a partir dos conceitos de microlearning e design instrucional contextualizado, que consiste na aprendizagem autônoma, de conhecimentos adquiridos através de pequenas doses de informações fornecidas ao utilizador. Para que fosse possível aplicar de forma coesa o design instrucional e os conceitos de microlearning, levou-se muito em consideração o design de interface e de experiência do usuário, em que é possível mapear as suas necessidades e ter uma análise da usabilidade da aplicação. O desenvolvimento do protótipo se deu em três fases: Fase 1 - Levantamento do letramento digital e necessidades dos usuários, propostas e esboços de interface. Fase 2 - Curadoria dos conteúdos e prototipação em média fidelidade. Fase 3 - Protótipo de alta fidelidade, implementação e aplicação dos testes de usabilidade com o público-alvo. Para o desenvolvimento do protótipo utilizou-se a ferramenta Figma. A fase de implementação está sendo finalizada, e em seguida iremos validar a aplicação através da escala numérica de usabilidade SUS (System Usability Scale) para mapear a efetividade, eficiência e satisfação do recurso digital. Por fim, deve-se agradecimento ao CNPq e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo o apoio que permitiu a realização do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação